segunda-feira, 11 de julho de 2011

Açorda... desta vez Alentejana...


Lembro-me de ir uma vez a Setúbal com os meus pais e fazer uma cena no restaurante, só porque o arroz de tamboril tinha coentros... Uns anos mais tarde em casa da minha amiga Cláudia, em Évora, a mãe dela preparou a bela da Açorda Alentejana... eu só vi os coentros, tantos coentros... e pensava... como é que me vou safar desta... A verdade é que comi e adorei... desde então gosto de coentros e tenho sempre em casa...
Uns anos depois o Artur foi comigo até Évora e a Cláudia ensinou-o a fazer a Açorda à Alentejana... desde então sempre que existe em casa pão alentejano ou tipo alentejano, já duro, o Artur faz a Açorda. A semana passada encontrei à venda no Jumbo Pão Alentejano... comprei dois, um para a Açorda e outro para o Patê de Linguíça...

O Artur fez a Açorda (mais ou menos) da seguinte maneira: Colocou bacalhau e uma posta de maruca a cozer em água e sal. No almofariz esmagou 4 dentes de alho, aos quais juntou coentros picados e azeite.
 Dois minutos antes do peixe terminar de cozer juntou dois ovos (escalfados). Colocou numa taça o peixe já cozido e os ovos. Noutra taça colocou a mistura do almofariz e juntou a água da cozedura. No prato colocam-se algumas fatias de pão, o peixe, o ovo e rega-se com bastante caldo...

Resta-me dizer que ficou muito bom... e que no dia seguinte fez-se novamente açorda para aproveitar o pão e o restante caldo, foi uma açorda de tomate (receita da Bimby), acompanhada de camarão no forno...


2 comentários:

Tina disse...

Que maravilha! Eu gosto muito de açorda e lembro-me também de em pequena não gostar, dizia que "é pão com água". E não deixa de ser verdade...
Continua a colocar estas receitas e sugestões divinais.

Sophy disse...

Olá!!!! Obrigada... vou colocando... vocês é que nada...

kiss