quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tortilha com cogumelos e salicórnia



Ontem choveu, mas na 3ª feira verifiquei que a relva e as árvores do meu quintal imploravam por água, dediquei-me durante 3 horas a regar. Pelo meio o meu pai ainda foi transplantar para o meu quintal uma tamareira, um maracujá, uma magnólia e um limoeiro de jardim. A condição era que os meus cães não estragassem nada... até hoje ainda não fizeram nenhum estrago.
No fim deste trabalho todo já era noite, havia sopa de feijão verde no frigorífico, cogumelos, a salicórnia que o meu pai tinha trazido do salgado e ficou decidido que seria feita uma tortilha.
Coloquei na actifry 3 batatas às rodelas com uma colher de sopa de azeite, 30 minutos. Numa frigideira coloquei outra colher de sopa de azeite, os cogumelos já laminados e 3 colheres de sopa de salicórnia aos pedaços, como era a primeira vez que iria usar tal ingrediente não sabia a quantidade precisa, não ficou salgado, poderia ter colocado mais uma colher.
Depois de salteados os cogumelos juntei as batatas e espalhei 4 ovos bem batidos. Deixei os ovos cozerem e levei para a mesa.

11 comentários:

Inês Ginja disse...

Também vou usando salicórnia cá por casa. Esse teu quintal e jardim vão ficar lindos.
Ainda bem que os teus cães não estragaram o jardim!! Os labradores por vezes são marotos :)
Um beijinho.
(não me esqueci da oferta, mas ainda não tive tempo!)

Linhas disse...

Mais um pratinho cheio de bom gosto e uma tortilha com ar super apetitoso.
Como, com a generosidade tão caracteristica, a Sophy me trouxe a salicórnia não tenho como não experimentar no fim de semana :)

Unknown disse...

Pois....e eu roída de inveja que estou longe para provar essa mágica salicórnia !!!!

Vou me consolando com as fotos e imaginando os cheiros e sabores desta maravilhosa amiga e cozinheira !

Beijos em ti

São Ribeiro disse...

NUNCA COMI SALICÓRNIA, AINDA ESTIVE A PESQUISAR POIS NUNCA TINHA OUVIDO FALAR.
MAS GOSTEI DA TORTILHA ,FICOU COM MUITO BOM ASPECTO.
BJS

Sophy disse...

Ginja,

É verdade, o quintal está a compôr-se... hoje a Niska enterrou um pedaço de pão junto a uma das árvores que o meu pai plantou... depois o filhote foi lá "roubar" o pedaço enterrado... uma desgraça...

Aparece quando quiseres!
Bom fim-de-semana :)
kiss

Sophy disse...

Graça,

Tão querida esta minha amiga...

Até já!
kiss

Sophy disse...

Dália,

Se morasses aqui na FFoz irias conncosco às salinas apanhar a salicórnia...

kissssssss

Sophy disse...

São,

Uma excelente oportunidade para vires conhecer o nosso Museu do Sal na Figueira da Foz. A Salicórnia cresce junto às salinas... E fica muito bem com saladas, omeletes e neste caso uma tortilha :)

kiss

Susana disse...

Numa das minhas visitas de helpdesk a uma escola vi essa planta em cima de uma mesa. Perguntei o que era pois não conhecia. Fiquei curiosa da sua utilidade. Tenho que tirar dúvidas contigo...

Vera Ferraz disse...

Já ouvi falar imenso da salicornia mas ainda não tive oportunidade de experimentar... mais uma receita interessante para testar um dia destes!

Sophy disse...

Vera,

Tens que vir visitar o Museu do Sal na Figueira da Foz...


kiss