terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Farófias



No domingo a minha mãe pediu uma sobremesa, ela preparou o seu famoso arroz de cabidela de pato e para acompanhar fiz umas farófias que tinha aprendido a fazer no microondas. Não requeria muito tempo e confesso, inicialmente tinha pensado no leite creme. Como não tinha amido de milho, coloquei farinha normal, mas o leite creme ficou muito líquido... pensei logo no que poderia fazer para contornar aquele desastre, já tinha as claras dos ovos num recipiente para colocar no congelador e lembrei-me das farófias no microondas. Aproveitaria as claras e o leite creme mais líquido iria ficar disfarçado por cima delas, uma brilhante ideia que rapidamente se concretizou.

Leite creme:
1 litro de leite
6 gemas de ovo
200 gr de açúcar
60 gr de farinha
Casca de limão
1 pau de canela
Juntar todos os ingredientes (excepto a casca de limão e o pau de canela) e misturar 15seg/vel 3 ½. Adicionar a casca de limão e o pau de canela e programar 12 min/90º/vel 2. Retirar a casca de limão, o pau de canela e reservar.

Farófias
6 claras de ovo
6 colheres de sopa de açúcar
Colocar as claras no copo da bimby (com borboleta) 6 min/vel 4. Quando faltar 1 minuto, juntar o açúcar. Depois colocar num recipiente que vá ao microondas e programar 3 minutos (no meu demora 3 minutos, caso o microondas tenha muita potência, colocar só 2 minutos).

Depois colocar colheradas das claras já cozidas e regar com o leite creme. Para quem gostar, colocar canela por cima.

Nota: quem não tem bimby, colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume, mexer sempre e quando levantar fervura, deixar cozer durante alguns minutos. Para as farófias, bater as claras em castelo com uma batedeira, juntar o açúcar e bater mais um pouco.

4 comentários:

Susana disse...

Ficaram muito bonitas!
Cá em casa também são feitas no micro-ondas. É muito prático e rápido.
E com canela por cima!!?? Se gostares, experimenta.

Luisa Alexandra disse...

As tuas farófias ficaram com um aspecto magnífico!

disse...

Adoro farófias e é assim que faço....

Rose Porciuncula disse...

Deve ficar dos deuses... vou fazer!
bjs
Rose