terça-feira, 5 de julho de 2011

Arroz de atum no forno


Esta receita já é usada há muitos anos... na altura a minha mãe comprava a revista "Maria" (é verdade... ) semana sim, semana não, na semana não era comprada pela nossa vizinha A.
A revista trazia sempre receitas que muitas vezes acabavam por ser testadas por elas... este arroz foi experimentado e desde então é feito com muita regularidade...

Ingredientes:

Atum
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
Azeite
Tomate
Pimento vermelho
2 ovos cozidos
Azeitonas
Arroz
Água
Sal

Preparação:

Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho, depois junta-se o tomate, o pimento, a salsa, o louro e um pouco de sal. Deixa-se apurar e depois junta-se o arroz, deixa-se envolver bem, acrescenta-se a água já a ferver (um pouco mais que o dobro, pq termina a cozedura no forno) e deixa-se cozer 3 minutos. Entretanto junta-se o atum já escorrido, mexe-se bem e deixa-se cozer mais 1 ou 2 minutos, rectifica-se o tempero (nesta fase junto tb um pouco de vinagre) e coloca-se o preparado numa assadeira que vai ao forno já pré-aquecido.
Quando o arroz já estiver sequinho e bem douradinho está pronto. Decora-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas. Serve-se acompanhado de uma bela salada...

1 comentário:

Linhas disse...

Tem bom ar... acho que há muito tempo fiz um arroz de atum, mas acho era diferente... um dia destes vou experimentar... ou dar a receita ao meu pai para experimentar ele, num dos almoços, é que o M não gosta lá muito de atum :)