sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pão de banana e framboesas (do livro "Cozinha para quem quer poupar" da Mafalda Pinto Leite)


Ingredientes:

- 150 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 1 chávena de chá de açúcar amarelo
- 2 ovos ligeiramente batidos- 2 bananas grandes maduras esmagadas
- 2 chávena de chá de farinha com fermento
- 1 colher de chá de fermento
- 1/2 chávena de chá de leite
- 1/2 chávena de chá de framboesas frescas ou congeladas

Preparação:

Bater a manteiga com o açúcar até se obter uma mistura fofa e clara. Adicionar um ovo de cada vez, batendo muito bem entre cada adição. Juntar as bananas e misturar. Depois adicionar a farinha, o fermento e o leite. Envolver tudo muito bem, sem bater e adicionar delicadamente as framboesas para não as desfazer. Colocar a massa numa forma de pão, previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal para ir ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos.
Nota: o meu pão, como podem ver na fotografia, ficou tipo requeijão... enfim... alguma coisa não correu muito bem...

2 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Não sou apreciadora da Mafalda nem do modo como cozinha. Já vi partes dos seus programas mas não me sinto motivada a ver o programa do início do fim, falta ali qualquer coisa que cative, pelo menos para mim.
De qualquer modo o teu pão ficou bonito!

Sophy disse...

Eu só vi uma vez um programa dela, mas gosto dos livros dela, têm receitas diferentes e depois podes adaptar... por exemplo as saladas... tenho uma para colocar aqui de agriões, maça e nozes com molho de vinagrete de mel... divinal... foi mais que aprovada lá em casa... No fundo penso que nós colocamos sempre um pouco de nós nas receitas que nos inspiram... E tu és uma dessas pessoas, inspiras-me com as tuas receitas maravilhosas...