quarta-feira, 18 de maio de 2011

X Feira de Doçaria Conventual de Tentúgal



"No próximo fim de semana de 21 e 22 de Maio, o Convento da Nossa Senhora do Carmo irá ser o palco da X Feira de Doçaria Conventual onde os pasteleiros de Tentúgal irão exibir o que sabem fazer melhor, os pastéis e as queijadas.

Pela primeira vez o Convento do Carmo irá receber esta feira e os pastéis regressam ao local onde nasceram. Momento simbólico, esta mudança de local prende-se com a tentativa de investir fortemente na divulgação e promoção de toda a vertente cultural da nossa doçaria.

Se Tentúgal é doce deve-o às Irmãs Carmelitas que ali viveram e que souberam expressar pela doçaria a sua forma de estar no mundo.

Com esta iniciativa, a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e a Associação de Pasteleiros consegue que o Convento seja, pela primeira vez, visitável por todos os que ali queiram ir. Não só os pastéis regressam ao Convento, como toda a população de Tentúgal tem a oportunidade de reencontrar o Convento, já que muitos são os que não conhecem o seu interior.

Assim, no dia 21 de Maio, teremos pelas 16h, na Igreja do Carmo, o escritor António Balcão Vicente que nos dará a conhecer o seu livro "O Templário d'El Rei", romance histórico que descreve a vida da Rainha Santa Isabel e a sua devoção ao Espírito Santo.

Será uma oportunidade para melhor conhecer a origem dos rituais do Espírito Santo. Após esta sessão, todos poderão assistir à reconstituição do cortejo do Espírito Santo que em tempos antigos se fazia na nossa Vila. 

A noite será preenchida pela música da Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Coimbra que completará uma jornada cultural de grande valor e interesse.

O dia 22 de Maio, domingo, será o dia do nosso tesouro da doçaria conventual, o pastel de Tentúgal. Perante a confirmação do pastel de Tentúgal entre os 3 finalistas da eleição "7 maravilhas da gastronomia", este será um momento de exaltação de glorificação deste doce com a confeição do pastel gigante.

Assim, esta será a oportunidade para todos provarem um pouco desta maravilha da gastronomia e descobrirem a que sabe Portugal!"

(texto facultado pelo Presidente da JF Tentúgal)

Sem comentários: